segunda-feira, 20 de abril de 2009

Cap. 02: Janela

Um dos meus lugares favoritos é a janela. Ela é a abertura entre dois mundos: de dentro e o de fora. Quando sento no peitoril me sinto capaz de estar em dois lugares diferentes ao mesmo tempo.

O lado de dentro é rotina. É quente e familiar. Só tem mudanças em feriados importantes, como o natal, porque comemos comida mais gostosa que o normal e ganhamos presentes. Apesar que aprendi, do lado de dentro da escola, que natal é celebração do nascimento do menino Jesus. Nunca ouço falar dele aqui dentro no natal.
Do lado de dentro vejo televisão, que retrata o lado de fora. Porém não o lado de fora da minha janela. Nada retrata esse lado de fora a não ser minha janela.
Minha vizinha não passa na TV. Mas o que passa na TV dela passa na minha.
Zilhões de pessoas veem Big Brother, que é a novela da vida do lado de fora. Mas nenhuma delas já viu um Big Brother pela janela.

Do lado de fora também há rotina. Tem coisas que sempre acontecem. O lixeiro passa, assim como o carteiro. As crianças vão cedo para a escola e voltam para o almoço. Tem coisas que só acontecem quando estou olhando. Passam pessoas que sempre vi e pessoas que nunca vi. Não conheço nenhuma delas. Algumas sorriem para mim, por eu ser criança. Outras parecem que nem sabem mais sorrir.

Daqui, do lado de dentro, imagino o que aqueles, do lado de fora, estão pensando e para onde estão indo. Eu aqui, preso nesse pequeno lado de dentro. E eles, na imensidão do lado de fora. Mas serão eles igualmente presos?
Talvez eu os pergunte um dia.


Ei, psiu!
Você é prisioneiro do seu lado?

lado de dentro
lado de fora

2 comentários:

  1. Lindo! Menino Dudu, escreve muito bem. Dizem por aí que uma ruiva sopra palavras em teu ouvido, não acredite. Tudo é teu.

    ResponderExcluir
  2. A prisão é o princípio de um plano de fuga, ou mais um motivo pra se sentir mal. ;)

    ResponderExcluir

Devaneie

 
BlogBlogs.Com.Br